O Piauí de hoje é o resultado dos diversos componentes de sua formação histórica, étnica, social e econômica, aliada fortemente a elementos físico-geográficos. Sua população reflete a participação dos estoques raciais brasileiros primitivo do branco, do negro e do índio, e a economia está centrada na atividade agro-pecuária.

A marca profunda destes elementos básicos está na casa de taipa coberta de palha de babaçu, carnaúba ou buriti, e na fazenda de gado do sertão. Está na jangada do litoral, no carro-de-boi do sul do Estado, na casa-de-farinha das fazendas. Está na figura “euclidiana”do vaqueiro, que povoa o Piauí de norte a sul, na mulher que quebra o coco babaçu, no tirador de palha de carnaúba, na tecedeira de rede. Está nas danças e folguedos folclóricos, nas lendas e nas tradições populares.

É todo esse universo cultural e paisagístico que o visitante vai encontrar no Piauí. Tudo muito simples e espontâneo, quase oculto no anonimato, mas, certamente, surpreenderá. Sim, o Piauí é uma surpresa fascinante de belezas e de hospitalidade ao  alcance dos olhos e do sentimento do turista.

A morfologia da região piauiense caracteriza-se pelas baixas altitudes, apresentando vastos chapadões, planícies  e vales úmidos. Nosso ponto mais alto localiza-se na Chapadas das Mangabeiras, com 880m de altitude, no extremo sul do Estado. A vegetação do Piauí é caracterizada pela Caatinga e pelos Cerrados ou Agrestes, que ocupam quase toda a sua área. Existem, ainda regiões de mata densa e de cocais, onde predominam as palmeiras babaçu e carnaúba.

A rede hidrográfica piauiense é formada pelo rio Parnaíba constitui a grande marca ecológica da região. Com 1485km de extensão, serve de fronteira com o Maranhão e representa o traço divisório entre a caatinga do nordeste semi-árido e as terras úmidas e florestas equatoriais no norte Amazônico.

O litoral do Piauí tem 66km de extensão e é marcado por externas e ensolaradas praias, cercadas de dunas de areia branca e de lagoas de água doce. O delta do Parnaíba despeja suas águas no atlântico, abrindo um grandioso delta com cerca de 90 ilhas.